Sintrafi vai às ruas lutar por #MenosMetasMaisSaúde

A Campanha Nacional da categoria bancária está em andamento e, desde que iniciaram as negociações, os representantes dos trabalhadores estão argumentando para a Fenaban sobre as demandas das bancárias e dos bancários. Uma das reivindicações mais polêmicas e que merecem atenção é sobre a saúde dos trabalhadores, que vem adoecendo cada vez mais com o aumento constante de metas, assédio moral e redução do número dos trabalhadores para atender as demandas dos clientes.

Nos dias 18 e 25 de julho, aconteceram duas mesas de negociação para tratar da pauta da saúde. O debate foi baseado em dados, que são reais e alarmantes e que demonstram exatamente como a pressão por metas, aliada à redução de postos de trabalho, tem adoecido a categoria em todo o Brasil. O movimento sindical apresentou dados do INSS e RAIS, de 2022, que comprovam que bancários e bancárias respondem por 25% de todos os afastamentos acidentários, relacionados justamente à saúde mental. O problema é real!

Portanto, para denunciar à sociedade a forma como os bancos estão tratando seus funcionários, o movimento sindical realizou, nesta quinta-feira, 1º, mais um Dia Nacional de Luta, desta vez, por saúde. Sob o mote “Não adianta negar, saúde em 1º lugar!”, dirigentes do Sintrafi estiveram nas agências bancárias do bairro Trindade e Santa Mônica conversando com os trabalhadores do Santander, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú.

Como a Fenaban vem negando a realidade e também os dados da Pesquisa de Saúde realizada pela Contraf e pela UNB, os bancários de Florianópolis se juntaram à categoria, organizada nacionalmente, e foram às ruas reafirmar sua luta por #MenosMetasMaisSaúde. Na avaliação do presidente do Sintrafi Floripa, Cleberson Pacheco, “os colegas estão tomando cada vez mais remédios para conseguir trabalhar, o cumprimento das metas nunca é suficiente. Portanto, o Sintrafi exige cuidado e respeito aos trabalhadores.”

Para reafirmar a posição do movimento sindical, o Secretário de Saúde da Contraf/CUT, Mauro Salles, escreveu um artigo acusando os bancos. Para ler o texto na íntegra, clique AQUI.

Veja as imagens da mobilização nas agências bancárias:

留言