Sintrafi realiza mobilização nas agências bancárias em mais um Dia Nacional de Luta

Aumento real e PLR maior são as reivindicações da categoria

Nesta segunda-feira, 12, a categoria bancária realizou mais um Dia Nacional de Luta, com mobilizações nas agências de todo o país, para pedir reajustes na remuneração. As ações ocorreram um dia antes da 7ª rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na Campanha Nacional dos Bancários para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que acontece nesta terça-feira, 13.

Na região de abrangência da base do Sintrafi, dirigentes sindicais visitaram as agências de Biguaçu, localizadas na Grande Florianópolis. Colegas do Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e Caixa puderam contar com esclarecimentos dos dirigentes para saber como estão as negociações da Campanha Nacional. Veja as imagens abaixo:

Na última mesa de negociação, realizada na quarta-feira, 07, os trabalhadores pressionaram os bancos com dados que demonstram que, no Brasil, as instituições seguem obtendo lucros e rendimentos exorbitantes. Ainda assim, os porta-vozes da Fenaban disseram que estariam em perigo no país, devido ao aumento da concorrência e, ainda, fizeram sugestões que precarizam direitos e rebaixam salários no setor, prontamente recusadas pelo Comando Nacional dos Bancários.

Os trabalhadores destacaram que, enquanto os cinco maiores bancos do Brasil pagam remuneração média anual de R$ 9 milhões às diretorias, nos últimos oito anos, os bancários tiveram um déficit nos salários de 0,3%, abaixo da inflação.

O Comando também exigiu que, na reunião desta terça-feira, 13, os bancos tragam propostas sobre a série de reivindicações já levadas às meses de negociação e que incluem:

- Aumento real salarial, melhora na PLR, VA/VR e demais remunerações, como auxílio creche e babá;

- Saúde e condições de trabalho, com o foco no adoecimento da categoria;

- Combate ao assédio moral e sexual;

- Direito à desconexão;

- Direito às pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes;

- Igualdade de oportunidade e igualdade salarial, entre gênero e raça;

- Mais mulheres na TI;

- Olhar especial para as trabalhadoras e os trabalhadores transexuais, dada a vulnerabilidade social desse grupo, para que, além de terem acesso às vagas no setor, consigam permanecer e ascender na carreira.

Ainda nesta terça-feira, 13, das 9h às 11h, bancárias e bancários de todo o país realizaram mais um tuitaço na rede X com a #JuntosPorValorização, além de outras ações em outras redes sociais. Esta ação conjunta em rede nacional é mais uma forma de pressionar os bancos porque hoje acontece nova rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários.