Negociações avançam, mas propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho seguem sendo discutidas
Negociações avançam, mas propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho seguem sendo discutidas.
Na tarde desta terça-feira, 10, ocorreu uma nova reunião entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do BRDE, que reúne os sindicatos dos bancários de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, e a diretoria do BRDE. O encontro, realizado na sede do BRDE em Porto Alegre, teve como objetivo receber o retorno do banco sobre as pautas de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho.
Diversos itens foram analisados e alguns foram aceitos pelos representantes do BRDE, como a renovação integral do acordo vigente, a possibilidade de venda de férias por um período inferior a 10 dias, a implementação de até três dias de doação de sangue por ano, com a previsão de folga de um dia por ocasião, e a mensalização da gratificação semestral.
Não foi apresentado avanço nos itens relacionados à equalização da carreira dos empregados vinculados aos planos RP2 e RP3, à reestruturação do modelo de ascensão por mérito e avaliações, e à extensão do plano de saúde para aposentados dos novos planos. Contudo, a representação do BRDE se comprometeu a levar à diretoria uma contraproposta de se estabelecer no acordo prazos para negociação desses temas.
Também não houve retorno positivo quanto à igualização do prêmio de assiduidade, assegurando um mínimo de cinco folgas anuais para todos os empregados. A representação sindical insistiu que, por se tratar de demanda que não gera ônus ao Banco, poderia ser concedido imediatamente, independente de qualquer estudo prévio.
No que diz respeito aos temas relacionados a teletrabalho, as tratativas seguirão ao longo do próximo semestre, visto que o acordo específico ainda vale até novembro de 2025 e, segundo o banco, ainda não há previsão de quaisquer alterações nos sistemas atuais de ponto.
Uma nova rodada de negociações está agendada para o próximo dia 18, em Curitiba. O presidente do SindBancários de Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, se mostrou otimista quanto ao desfecho do acordo ainda em dezembro. “Houve avanços significativos na pauta, e acredito que conseguiremos concluir a negociação de um acordo bom para os trabalhadores ainda neste mês”, afirmou Fetzner.
A primeira reunião ocorreu no dia 6 deste mês, quando foi entregue a pauta de reivindicações aos representantes do BRDE.
Participaram da reunião: Luciano Fetzner Barcellos, Presidente do SindBancários Porto Alegre; Antônio Augusto Borges diretor de ramo financeiro do SindBancários Porto Alegre; Maria Cristina Steyer Burkard, Secretária de Comunicação do Sintrafi Florianópolis; Ademir Vidolin, Secretário do Ramo Financeiro do Sindicato dos Bancários de Curitiba; Marcelo Munhoz Scherer, assessor jurídico do SindBancários; Alisson Dropa, do Diesse; Heraldo Alves das Neves, diretor Administrativo do BRDE; Hélio de Paula e Silva, superintendente de Infraestrutura do BRDE; Márcia Marson Fonseca, Chefe da Consultoria Jurídica do BRDE e Bernardo Fachini, do jurídico BRDE.
Fonte: Dijair Brilhantes/ SindBancários
Comments