Sindicato e BRDE negociam a renovação do acordo de teletrabalho

Ocorreu na manhã desta terça-feira (26) a negociação sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de Teletrabalho do BRDE, na sede do banco. A reunião transcorreu sem divergências entre as partes e apontou para a renovação integral dos atuais termos do acordo.

Representantes do banco destacaram que a implementação do teletrabalho nos moldes praticados, que incluem o mínimo de 10 dias ao mês de trabalho presencial, não diminuiu a produtividade dos funcionários e hoje é visto de forma positiva pela diretoria. Também demonstraram, a pedido do sindicato, os números sobre as cláusulas sociais do acordo, como o número de funcionários PCD, de funcionários com filhos até 71 meses abrangidos pelo regime de teletrabalho, bem como o número de afastamentos por saúde em ambos os regimes.

O ACT firmado em 2021, fruto de uma longa negociação entre o SindBancários e o BRDE, hoje é referência para outros bancos, como o Badesul. “O acordo com o BRDE sobre teletrabalho foi um dos mais completos que construímos, aliando a proteção aos direitos com o acolhimento de demandas como a possibilidade de integral, coisa que não se conseguiu com algumas outras instituições do ramo financeiro”, destaca Luciano Fetzner, presidente do sindicato.

Os representantes do banco se comprometeram a pautar a autorização para renovação do ACT na reunião de diretoria do dia 17 de outubro. “Nossa expectativa é que possamos chamar a assembleia dos funcionários para aprovação do acordo antes do final de outubro”, informa Caroline Heidner, diretora do SindBancários. “Sabemos que há uma expectativa entre os funcionários pela renovação, pois hoje, dos 442 trabalhadores, 335 possuem autorização para realização do teletrabalho”, complementa.

Negociação ocorre em momento histórico do BRDE

No mesmo dia da realização da negociação, o banco também formalizou a contratação de 64 novos funcionários, 47 para a base de Porto Alegre. É a maior contratação em uma única vez da história do banco.

O SindBancários negociou com o banco a abertura de espaço para a entidade durante a ambientação dos novos funcionários, na primeira quinzena de outubro, para a apresentação do sindicato aos novos colegas.

Imprensa SindBancários