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Lançamento da Campanha Nacional dos Bancários é sucesso em Florianópolis


Foi dada a largada! Na manhã desta sexta-feira, 28, o Sintrafi Florianópolis realizou um Ato de Lançamento da Campanha Nacional Unificada dos Bancários na Praça XV, no Centro de Florianópolis. A atividade foi um sucesso e contou com a participação de um mágico que ajudou a conscientizar a sociedade sobre a alta taxa de juros, que reflete nos lucros gigantescos dos bancos.


Diversos dirigentes do Sintrafi e também da Fetrafi-SC estiveram presentes e esclareceram a população sobre como os juros altos impactam na vida da categoria bancária, mas também da classe trabalhadora em geral. A população que passou pelo local pode conversar com os dirigentes, comer sanduíche, tomar café e ainda adoçar a manhã fria com bombons.



Para o presidente do Sintrafi Floripa, Cleberson Pacheco, a atividade foi uma oportunidade de os bancários dialogarem com a população sobre as altas taxas de juros praticadas no país. “Além disso, os bancários também questionaram o modelo de agências que vem sendo adotado pelos bancos, nas quais, a partir da redução da segurança, reduz também o atendimento, colocando parcela significativa da população à mercê de realizar as operações bancárias em correspondentes bancários e lotéricas”, explicou.


Pacheco ainda falou que “os bancários e bancárias buscaram alertar a população sobre essas medidas, que trazem prejuízo não só para a sociedade, pois reduzindo o atendimento faz com que eles tenham condições mais precárias para realizar essas operações, mas isso também acaba reduzindo o emprego bancário. As agências bancárias, nos formatos que estão operando atualmente, estão cada vez mais com um número menor de trabalhadores”.


Um outro elemento que foi destacado bastante durante a atividade foi a questão das taxas de juros elevadas, taxas essas que têm impedido o maior investimento no desenvolvimento do país como, por exemplo, em geração de emprego e distribuição de renda, porque há cada vez mais uma concentração de juros com essas taxas elevadas, fazendo com que aqueles que têm recursos, ao invés de investir no desenvolvimento do país, na ampliação da produção, acabam investindo no mercado financeiro, fazendo com que isso aumente cada vez mais a lucratividade dos bancos e diminua a possibilidade de oferta de emprego e geração de renda para o trabalhador.


Confira o calendário das próximas reuniões de negociações da Campanha Nacional


Julho


02/07 – Cláusulas sociais


11/07 – Igualdade de oportunidades


18 e 25/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas


Agosto


06 e 13/08 – Cláusulas econômicas

20/07 – Em definição

27/07 – Em definição

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