Funcionários do BB fazem greve de 24 h em protesto à reestruturação

Em manifestação histórica nesta sexta-feira, 29/01, os funcionários do Banco do Brasil paralisaram suas atividades por 24 horas em protesto ao novo plano de reestruturação que a direção do banco iniciou a partir do último dia 11. A greve de 24 horas foi orientação do Comando Nacional dos Bancários assessorado pela Comissão de Empregados dos Funcionários do Banco do Brasil – CEBB e ocorreu em todo o país.

Praticamente todas as agências fecharam e paralisaram o atendimento em Florianópolis, São José e Palhoça. O mesmo ocorrendo em outras bases sindicais vinculadas à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Fetrafi SC, como Blumenau, Chapecó, Criciúma e outros municípios catarinenses.

O plano de reestruturação do BB prevê a demissão de 5 mil funcionários, fechamento de centenas de agências, postos de atendimento e escritórios. Além disto, a extinção da gratificação dos caixas executivos, descomissionamentos, redução do já enxuto quadro dos funcionários e a possibilidade de remoção compulsória dos chamados “funcionários excedentes” dos locais de trabalho. Todas estas alterações acarretarão na precarização do atendimento aos clientes e usuários do BB e a consequente redução da função do banco público no mercado.

“A paralisação no dia de hoje foi muito boa. Muitos bancários entenderam a importância de cruzar os braços. Não foi uma paralisação contra o nosso trabalho, mas para cobrar respeito e dignidade por parte da direção do Banco do Brasil”, explicou o coordenador nacional da CEBB, João Fukunaga.

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Sintrafi Florianópolis e Região avalia que houve uma adesão voluntária recorde à manifestação. Nos dias anteriores à greve, os dirigentes percorreram os locais de trabalho distribuindo cartazes e faixas e dialogando com os colegas da importância da participação da categoria. Além disto, foi contratado carro de som que percorreu os municípios da grande Florianópolis e anúncios (spots) em emissoras de rádio para divulgação da manifestação. Para o dirigente do Sintrafi e representante da Fetrafi SC na CEBB, Luiz Toniolo, “os funcionários do BB retomaram o protagonismo das grandes lutas. Verificamos que a adesão dos caixas executivos foi fundamental para o sucesso da manifestação, bem como de escriturários, comissionados da gerência média e supervisores.” “Há de se destacar também, a adesão dos colegas que estavam em home office e atenderam à orientação do sindicato de não logar no sistema neste dia” , concluiu o dirigente.

Retaliações

Mesmo diante dos retrocessos ocorridos com a reforma trabalhista, o direito de greve manteve-se inalterado. Portanto, a Direção do Sintrafi alerta para possíveis retaliações e excessos dos administradores que possam ocorrer nos locais de trabalho. A greve é um DIREITO do trabalhador! Nenhum trabalhador pode sofrer qualquer tipo de discriminação ou retaliação por ter aderido à greve. Caso isto ocorra, denuncie ao sindicato via mensagem whatsApp (048) 999861186 ou no link do “fale conosco” no site do sindicato: sintrafifloripa.org.br.

Próximos passos

No dia 27/01, a Contraf formalizou um pedido de mediação ao Ministério Público do Trabalho em Brasília. Aguarda-se para que a Direção do BB seja intimada e inicie um processo negocial para solução dos diversos problemas da reestruturação. Em contrapartida, a Assessoria Jurídica do sindicato estuda as ações que possam ser propostas na Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos funcionários do BB que serão duramente afetados.

Já nesta segunda-feira a CEBB se reunirá para avaliação dos resultados da manifestação e para definir as próximas atividades e o calendário de lutas.

A Direção do Sintrafi destaca, por fim, que a mobilização deve continuar permanentemente para dialogar com os bancários e buscar novas adesões às lutas coletivas e em defesa do BB público e fortalecido. Nenhum trabalhador sozinho é mais forte que o coletivo. “Juntos somos mais fortes!”

Sintrafi Florianópolis e Região