Financiários da Contraf-CUT realizam plenária para detalhar proposta para renovação da CCT da Fenacrefi

Contraf indica aprovação da proposta em assembleias

A 12ª reunião de negociação entre o Coletivo Nacional dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), realizada de forma online no dia 27 de setembro, trouxe avanços significativos para a Campanha Nacional 2024. A Fenacrefi apresentou uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com perspectiva de assinatura no dia 11 de outubro de 2024.

A proposta inclui o seguinte:

2024:

·        Reajuste salarial de 4% para salários, verbas e benefícios.

·        Pagamentos retroativos das diferenças salariais de junho a outubro até a folha de pagamento de novembro de 2024.

·        Pagamentos retroativos das diferenças dos benefícios a serem pagas até 30 de outubro de 2024.

·        Antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com pagamento até 8 de novembro de 2024.

2025:

·        Reajuste salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao período de junho de 2024 a maio de 2025 mais 0,3% de aumento real, a ser pago em junho de 2025.

·        Mudança da data-base para outubro de 2025, com aplicação do INPC referente ao período de junho a setembro de 2025, acrescido de 0,3% de aumento real a ser pago em outubro de 2025.

·        Negociações para uma nova CCT em outubro de 2026.

PLR:

Para 2024, a regra de pagamento da PLR permanece inalterada, mas será criada uma comissão paritária em até 60 dias após a assinatura do acordo, com conclusão até abril de 2025. A comissão terá o objetivo de apresentar propostas para eventuais mudanças na PLR a partir de 2025.

Outras cláusulas importantes:

·        Convênio médico: Não haverá alteração na cláusula 21, no entanto, as empresas que desejarem implementar a coparticipação deverão negociar diretamente com os sindicatos, estabelecendo regras específicas.

·        Violência contra a mulher: Ficou acordado que será construída uma cláusula sobre o tema.

·        Combate ao assédio sexual e moral: Será feita uma redação conjunta de modo que contemple a realidade do financiário.

·        Grupo de trabalho paritário: Um grupo será criado para realizar uma pesquisa inédita no setor financeiro, para construir o rosto dos financiários e outros aspectos relevantes à categoria.

O Coletivo Nacional dos Financiários da Contraf-CUT realizará uma plenária virtual na próxima segunda-feira, 7, às 19h, para discutir e detalhar a proposta de acordo apresentada pela Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi). A proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) traz a perspectiva de assinatura do acordo no dia 11 de outubro de 2024.

Logo após a plenária, às 20h, terá início a assembleia de avaliação e votação, que se estenderá até às 20h da terça-feira (08). O Coletivo dos Financiários recomenda a aprovação do acordo. “Nós conseguimos manter todos os direitos da CCT e tivemos o reajuste pelo INPC, além de ganho real em 2024 e 2025, por isso indicamos a aprovação”, explicou Magaly Fagundes, secretária de Organização do Ramo Financeiro e Política Sindical da Contraf-CUT.

Inscreva-se antecipadamente para esta plenária:

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.

Confira a proposta na imagem abaixo e participe da plenária para entender todos os detalhes do acordo.

Fonte: Contraf/CUT