Dia Nacional de Luta em defesa da CEF

Diante do cenário de um governo privatista e da divulgação, por parte do presidente da Caixa, da intenção de fatiar a empresa e privatizá-la em pedaços, bancários de todo o país manifestaram-se hoje em defesa da Caixa Federal 100% pública, contra a venda das áreas mais lucrativas do banco, na defesa do seu papel social, contra manobras que reduzam o lucro da Caixa, por mais empregados e pelo fim do assédio moral.

Munidos de materiais produzidos pela FENAE, cuja campanha tem o título “Não tem sentido“, funcionários e dirigentes sindicais conversaram com a população, explicando a importância da manutenção dos bancos públicos – tanto para a execução de políticas sociais quanto para a manutenção de taxas de juros mais baixas e capacidade do governo de intervir na economia.

Além das manifestações em diversas agências, muitos funcionários manifestaram-se vestindo roupas pretas, e até mesmo parte da população aderiu à causa (assista ao vídeo).

Mais tarde, a Confederação Nacional lançou, em nome de todos os empregados da Caixa, a “carta aberta ao Presidente da Caixa Sr. Pedro Guimarães”, cujo teor você pode conferir aqui.