Combater a violência contra a mulher é dever de todas e todos

Mês de Agosto iniciando e o Sintrafi se engaja em mais uma iniciativa de extrema relevância: o "Agosto Lilás", uma campanha que busca conscientizar e combater a violência contra a mulher promovendo respeito, igualdade de gênero e direitos das mulheres.

Estabelecida pelo governo federal, a campanha acontece em Agosto por conta da sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma importante legislação no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. O uso da cor lilás simboliza a luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.

A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas, além de incentivar a reflexão sobre padrões culturais e sociais que perpetuam a violência.

No entendimento do Sintrafi, as mulheres em situação de vulnerabilidade e violência devem receber suporte para romper com este ciclo violento, seja através de políticas de segurança pública e de saúde que garantam apoio psicológico, jurídico e socioeconômico às vítimas.

“Lutamos pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, acreditamos que as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência devem ser reintegradas na sociedade com apoio do Estado para se tornarem autônomas e conseguirem romper com o ciclo de violência a que foram submetidas.” Essa é a posição da secretária de Comunicação e Imprensa do Sintrafi, Maria Cristina Burkard.

O Sintrafi acredita que esta luta deve ser de toda a sociedade e deve estar aliada com políticas públicas e ações coordenadas nos níveis municipal, estadual e federal.