Foto do escritordaianicerezer

Assembleia híbrida define rumos da Campanha Nacional dos Bancários na base do Sintrafi Florianópolis

Bancários da base do Sintrafi Floripa aprovam proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e aditivo do Banrisul à CCT. Acordos do BB e CEF foram rejeitados

A proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e aditivo do Banrisul à CCT foram aprovados pela categoria bancária da base do Sintrafi Floripa. As propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) negociados com o Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal foram rejeitadas.

A votação aconteceu desde às 20h de quarta-feira, 04, e encerrou às 20h desta quinta-feira, 05, de forma virtual, por meio da plataforma eletrônica VotaBem. O Sintrafi realizou assembleia de forma híbrida na noite de quarta-feira, 04, para esclarecer as dúvidas dos colegas.

Propostas que estavam em votação

A proposta dos bancos para a renovação da CCT da categoria prevê novidades em dez temas sociais que ampliam a convenção com novas cláusulas, além de aumento real nos salários e nas demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e na participação nos lucros e resultados (PLR).

A proposta do Banco do Brasil para a renovação do ACT prevê avanços em pelo menos 12 pontos do acordo coletivo dos funcionários, dentre eles nova regra da PLR com limite de sete salários por ano; abertura de quatro mil vagas de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas; ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito e o compromisso, por parte do banco, de manter a gratificação do Caixa até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo esta gratificação.

A proposta da Caixa para a renovação do ACT demorou mais tempo para ser finalizada, mas também trouxe inúmeros outros avanços, como a possibilidade de incorporação da gratificação de função, Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), porte de agência e do Adicional Pessoal Provisório de Adequação, via acordo na Comissão de Conciliação Voluntária (CCV); retorno da nomeação efetiva de novos caixas e tesoureiros, com o fim da designação de função por minuto; a discussão sobre o fim do teto de gastos do banco com a saúde do quadro de pessoal e extensão aos contratados depois de 2018 do direito de manutenção do plano do Saúde Caixa após a aposentadoria; e o debate sobre o equacionamento dos déficits, o contencioso e outras questões da Funcef.

Os bancários e bancárias do BB votaram ainda, em separado, a seguinte cláusula contra demissões imotivadas:

CLÁUSULA 17ª: TEMA STF 1022

O eventual desligamento de funcionário, por iniciativa do BANCO, será necessariamente e previamente submetido à deliberação de órgão colegiado, obrigatoriamente integrado pela área de recursos humanos do banco. O motivo do desligamento deverá ser expressamente indicado, observando-se fluxos e alçadas estabelecidos nas normas internas do banco.

Confira os resultados: